Dicas

Dicas de Arquivos

Para o envio de arquivos prontos, pedimos para que consulte a gráfica antes do envio. Utilizamos exclusivamente plataformas PC, por isso, não envie arquivos no padrão Macintosh.
Arquivos desenvolvidos em programas contidos no pacote Office (“Power Point”, “Excel”, “Word”…) não oferecem saída para a confecção de matrizes gráficas, servem somente de referência para sua produção em programas gráficos profissionais (tais como “CorelDraw”, “Illustrator”, “Photoshop”, etc.)

Envie seus arquivos em CD, DVD, Pen Drive, via e-mail (para arquivos inferiores a 10Mb) ou em links – recomendamos Sendspace.com pela facilidade em anexar os arquivos.

Para ser considerado arquivo pronto devem ser respeitados os critérios mínimos citados abaixo, dentre outros eventuais que deverão ser consultados.

Envio de arquivos para prova e fotolito

Enviar arquivo(s) já revisado(s) em:

  • Extensões do Illustrator até versão CS5 com links com fontes em curvas (ou c/ fontes enviadas).
  • Extensões do CorelDraw versão 16.0 (X-6) com fontes em curvas (ou c/ fontes enviadas).
  • Extensões “.EPS”, E/OU “.PDF” p/ arquivos fechados, consulte-nos.
  • “PSD, TIFF, JPG em alta resolução e preferencialmente para fotos”

Todas as fotos (imagens em geral) deverão ter resolução de 300 dpi (recomendável 375 dpi) já no tamanho final, sem interpolação e cores em escala CMYK. Caso haja interpolação da imagem, a gráfica não se responsabilizará pela qualidade final do impresso.

As cores que compõe todo o arquivo (fotos, vetores, linhas, letras…) deverão obrigatoriamente estarem em escala CMYK. Caso seja enviado erroneamente em escala RGB será convertido automaticamente para escala CMYK na gráfica, causando modificação nos tons da cor que se pretende no impresso.

Envio de arquivos abertos

Deverão respeitarem as características descritas acima e serem preferencialmente enviados em:

  • Illustrator até versão CS5 com links com fontes em curvas (ou c/ fontes enviadas);
  • CorelDraw versão 16.0 (X-6) com fontes em curvas (ou c/ fontes enviadas).
  • Photoshop com extensão “.PSD” em resolução mínima de 300 dpi´s (recomendável 375 dpi) já no tamanho original/final. O envio deste arquivo deve ser feito somente nos casos em que o arquivo for composto somente por fotos (pôsteres..). Não aconselhamos o envio em “.PSD”, “TIF” ou ainda e principalmente em “.JPG”… nos casos em que forem usadas letras pequenas com tamanho menor que 12 pontos, pois as letras ficarão “serrilhadas”.
  • Fontes e Vetores as letras (fontes), traços, linhas, boxes (vetores em geral), quando na cor “preto”, deverão estarem sempre preenchidos com somente 100% preto, não constando porcentagem nenhuma de tom nas outras cores (Ciano, Magenta e Amarelo = 0%). Em casos de utilização de “chapado” (“tingimento” de uma área grande do papel) a gráfica deverá ser consultada de como deverá ser feito o calço dessas cores para um melhor preto “chapado” antes do envio do arquivo. Aconselhamos sempre usar o recurso de “overprint” para a cor “preta”, nos softwares que seja disponibilizado esse recurso (Corel, PageMaker…)
Envio de arquivo para impressos em 1 cor

Além das observações acima descritas, envie em preto e em tons do preto (mesmo que o impresso final não for feito em preto), descrevendo via e-mail ou no próprio arquivo, qual será a cor (nome da tinta marca cromos ou padrão pantone solid) impressa final em offset. Os parâmetros descritos acima também devem ser respeitados.

Envio de arquivo final para impressos em cores sólidas (2 ou mais cores sólidas)
Além das observações acima descritas, estes devem ser enviados já com separação de cores.

Exemplo: para um serviço em 3 cores sólidas. Se formos imprimir um serviço nas cores Marrom, Vermelho e Preto.

Envie este arquivo já com a separação de cores em escala CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) ou seja, substitua por: Ciano (o Marrom), Magenta (o Vermelho) e Preto (não precisa alterar) descrevendo via e-mail ou no próprio arquivo qual é a cor que será substituída por qual quando na impressão final em offset.

Caso haja a necessidade de alto critério com relação a fidelidade de cores

Em casos de alto critério na fidelidade das cores impressas, deverá ser usado como referência pelo arte-finalista em comum acordo com o seu cliente (na pré-impressão) o mostruário de referência de cor chamado pantone solid, quando o impresso for feito com tinta sólida (pura) ou pantone process quando o impresso for feito em quadricromia (impressão em quatro cores, escala CMYK).

Cores escolhidas através do monitor do computador não oferecem parâmetro fiel ou seja, a cor quando visualizada no monitor (luz formada por síntese aditiva em escala RGB) tem grande probabilidade de não corresponder a cor impressa final pelo sistema offsset (cor formada por pigmento impresso em síntese subtrativa de escala CMYK).